Compartilhando dados e criando impacto: Fashion Revolution Brasil abre seus dados no WikiRate

Wikirate
6 min readMar 14, 2022

--

An English version of this blog is available here.

Para marcar a Semana do Consumidor no Brasil, Fashion Revolution Brasil e WikiRate se unem para lançar o conjunto de dados abertos (dataset) do Índice de Transparência da Moda Brasil no WikiRate.

O Índice de Transparência da Moda Brasil (ITMB) reúne milhares de pontos de dados sobre empresas que operam no Brasil e suas políticas e ações em questões-chave como salários dignos, mudanças climáticas, desmatamento e desigualdades.

A equipe do WikiRate traduziu o conjunto de dados para um formato aberto e disponibilizou os dados brutos, fontes e pontuações das empresas por meio da plataforma do WikiRate. Isso significa que todos podem acessar esses dados no WikiRate e os mesmos podem ser disponibilizados em outras ferramentas voltadas para o consumidor, como o Fashion Checker.

O Fashion Checker é uma valiosa ferramenta de advocacy criada pelo Clean Clothes Campaign que é alimentada por meio dos dados disponíveis no WikiRate. O Fashion Checker permite visualizar dados sobre salários dignos e transparência de diversas grandes marcas globais de vestuário, comparando as promessas das empresas sobre o pagamento de salários justos para viver com o valor real dos salários pagos aos trabalhadores em suas cadeias de fornecimento.

Agora que o Índice de Transparência da Moda Brasil está hospedado no WikiRate, é possível, pela primeira vez, que marcas brasileiras como Havaianas, Osklen e Colcci sejam incluídas na campanha do Fashion Checker.

“Estamos muito satisfeitos em hospedar este importante recurso e gratos ao Fashion Revolution Brasil por seu compromisso em tornar os dados sobre a indústria da moda brasileira acessíveis a todos no WikiRate e através do Fashion Checker” — Aileen Robinson, Gerente de Programas do WikiRate

Abaixo, a gestora do ITMB e coordenadora educacional do Fashion Revolution Brasil, Isabella Luglio, explica por que decidimos iniciar essa colaboração.

Porque o Fashion Revolution Brasil decidiu disponibilizar seus dados no Wikirate?

A parceria entre Fashion Revolution Brasil e Wikirate está alinhada com os objetivos do Índice de Transparência da Moda. Entre os principais objetivos do Índice está que a pesquisa ajude diferentes partes interessadas a entender melhor quais dados e informações estão sendo divulgadas pelas maiores marcas e varejistas da indústria da moda, de forma que as descobertas aumentem a consciência pública, eduquem os cidadãos sobre os desafios sociais e ambientais enfrentados pela indústria da moda e apoiem o ativismo das pessoas.

Acreditamos que firmar parcerias com diferentes organizações em nível global é uma maneira de não apenas pressionar por maior transparência, mas também permitir que a nossa metodologia e pesquisa sejam utilizadas de forma mais ampla, transformando os resultados em ações tangíveis.

Além disso, tendo em vista que o Brasil é a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, empregando milhões de trabalhadores, é valioso que, pela primeira vez, empresas brasileiras estejam incluídas em uma plataforma como o Wikirate.

Como trazer esses dados para o WikiRate ajuda o Fashion Revolution Brasil a contar sua história?

O Fashion Revolution trabalha em prol de uma indústria da moda que conserve e regenere o meio ambiente, e que valorize as pessoas acima do crescimento e do lucro. O Índice de Transparência da Moda é uma ferramenta que nos auxilia a alcançar essa visão e alimenta o ponto 8 do nosso manifesto: “A moda é transparente e responsável. A moda abraça a clareza e não se esconde atrás da complexidade nem depende de segredos comerciais para obter valor. Qualquer pessoa, em qualquer lugar, pode descobrir como, onde, por quem e em que condições suas roupas são feitas.”

Acreditamos que sem transparência, não é possível proteger as pessoas vulnerabilizadas e o planeta. Portanto, a transparência sustenta a mudança sistêmica que é necessária para transformar a indústria da moda.

Ter os dados do Índice de Transparência da Moda Brasil 2021 no Wikirate nos auxilia na jornada rumo a uma mudança sistêmica pois permite que a pesquisa do Índice esteja disponível para cada vez mais pessoas, de forma a servir como base e apoio ao ativismo de trabalhadores, sindicatos e outras organizações da sociedade civil. Além disso, ter os dados do ITMB em uma plataforma que já possui outros dados de empresas de todo o mundo, possibilita a identificação de problemas e possíveis soluções por meio da comparação de indicadores.

Essa parceria fortalece o objetivo do Fashion Revolution de promover uma cultura de transparência e prestação de contas ao longo de toda a cadeia de valor da indústria da moda global, em que as marcas assumam a responsabilidade por seus impactos sociais e ambientais.

Quando se trata de transparência, quais são os principais pontos fortes e fracos da indústria da moda brasileira no momento?

Apesar de notarmos uma melhora na pontuação média geral das marcas que estão incluídas na pesquisa do Índice de Transparência da Moda Brasil desde a primeira edição em 2018, os resultados gerais ainda são baixos e 17 das 50 marcas analisadas não pontuaram. Isso demonstra que a indústria da moda no Brasil precisa ser mais ousada e mais transparente sobre o que está fazendo para enfrentar os desafios sociais e ambientais que a permeiam.

Um ponto positivo que podemos citar é que, ao compararmos com os resultados do Índice global, o Brasil tem pontuação superior na seção de rastreabilidade, na qual buscamos pela publicação das listas de fornecedores em três níveis de fornecimento das empresas (unidades de produção, instalações de processamento e beneficiamento e produção de matérias-primas) e qual o nível de detalhamento de informações sobre essas instalações são divulgadas.

De pontos negativos, os dados que mais me impactaram foram que mesmo com a iminente crise climática e com o Brasil batendo recordes de desmatamento, nenhuma das 50 marcas analisadas divulga um compromisso mensurável para o desmatamento zero. Além disso, considerando que mais da metade da população brasileira é negra, é preocupante que somente 12% das empresas publiquem informações sobre a divisão por cor ou raça de seus funcionários e nenhuma delas divulgue qual a diferença salarial sob a perspectiva racial.

O que você espera alcançar com a inclusão de dados sobre marcas de moda brasileiras no Fashion Checker?

A indústria da moda convencional funciona sob a lógica da exploração do trabalho, dos recursos naturais e dos saberes de povos historicamente marginalizados. Riqueza e poder estão concentrados nas mãos de poucos, o crescimento e o lucro acima de tudo são recompensados. O sistema de moda opera produzindo rápido demais e nos manipulando em um ciclo tóxico de consumo excessivo. Enquanto isso, a maioria das pessoas que fazem nossas roupas não recebe o suficiente para suprir suas necessidades básicas, e já sentem os impactos da crise climática — que a indústria da moda alimenta.

Por isso, o tema central da Semana Fashion Revolution 2022 é Dinheiro, Moda e Poder. Queremos, juntos, queremos mobilizar pessoas, amplificar vozes não ouvidas ou marginalizadas, e trabalhar juntos em prol de soluções efetivas.

Os profissionais da moda precisam de melhores condições de trabalho, e, para isso, têm o direito de receber o pagamento de um salário justo para viver. A parceria com o Fashion Checker permite que consumidores e trabalhadores do vestuário acessem dados reais sobre o pagamento de salários dignos nas cadeias de valor das maiores marcas do mundo.

No Brasil, ainda se discute pouco sobre o pagamento de salários justos para viver para os trabalhadores e a divulgação das marcas incluídas no Índice de Transparência da Moda Brasil sobre o assunto é quase inexistente. Por isso, esperamos que essa parceira fomente a discussão sobre a importância de que todos os trabalhadores da cadeia de fornecimento da moda recebam um salário digno por seu trabalho. Esperamos também que a inclusão dos dados do ITMB no Fashion Checker incentive formuladores de políticas públicas a criar leis que responsabilizem as grandes marcas por seus impactos nos direitos humanos e que as grandes marcas e varejistas sejam mais transparentes sobre os tópicos analisados pelo Índice de Transparência da Moda Brasil, mantendo uma atualização contínua em resposta aos riscos envolvidos em seus negócios.

--

--

Wikirate
Wikirate

Written by Wikirate

Wikirate is an open data platform powered by a community that collects, analyzes, & shares data on company sustainability. Let’s make companies better, together

No responses yet